quinta-feira, 12 de abril de 2012

Tortellin! Uma receita de Infância!

Por: Lucas Vinicius Romeiro Negri


Tortellin



Segundo a história essa receita foi desenvolvida como guloseima Italiana onde era servida nos cafés da manhã e da tarde. Era bastante executada entre a família, pois seu preparo é bastante simples. Segundo Maria Bonfante Negri (minha Avó) a receita era a preferida entre os netos. A massa era preparada com o famoso fermento de litro, crescida lentamente, recheada com doce de abóbora, frita e banhada no açúcar. A abóbora usada no recheio era abundante entre as famílias do campo. Passada de geração para geração o Tortillin trazido de Genova fez e faz muito sucesso entre todos da família.




Massa:

1 kg de Farinha
1 colher de Sal
10g fermento biológico
4 colheres de açúcar
1 xícara de óleo ou banha de porco
1 xícara de água

Recheio:
Doce de Abóbora caseiro com cravo e canela  para rechear.

Misture todos os ingredientes secos, logo pós adicione o óleo (ou banha) e a água até dar o ponto. Sove bem e deixe descansar. Abra a massa em espessura fina e corte com um molde círculos, coloque o doce e feche em seguida com um garfo. Deixe descansar novamente e frite em temperatura branda. Após, passe no açúcar e sirva. 

4 comentários:

  1. Gente........
    Ele desenterrou mesmo uma tradição familiar, que lindo!!!!!
    Parabéns pelo post, adorei mesmo ler isto, como ouço meu pai falar deste doce!
    Para a próxima festa FAVOR (rs) providenciar as lembranças materializando-as, vai arrancar lágrimas certamente...hehehehe!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Lú ... Concertezaaa... Como sempre dando ótimas idéias... !!! Estaremos lá... Com o Tortellin !!!

    ResponderExcluir